09/04/2020 – Ministério da Saúde disponibiliza testes rápidos do Covid-19 para profissionais de saúde

A Secretaria de Atenção Primária à Saúde divulgou nota técnica sobre o método de distribuição adotado pelo Ministério da Saúde em relação à disponibilização de testes rápidos para detecção de anticorpos contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), assim como o quantitativo que será distribuído aos Estados. Os testes devem ser disponibilizados conforme as recomendações de grupos prioritários para realização do teste. Foi definido que o grupo prioritário é formado por profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde, nos serviços de urgência, emergência e internação, nos profissionais de segurança pública e nos contatos domiciliares daqueles que atuam em saúde os grupos a serem priorizados.

02/04/2020 – Transparência: Saúde lança painel com dados de leitos e equipamentos no país

Com o intuito de dar transparência às ações e esforços no combate ao coronavírus no país, o Ministério da Saúde lança, nesta quinta-feira (2), um painel online para acompanhar a quantidade de leitos e insumos, como testes, máscaras, luvas, entre outros, disponibilizados em cada estado. O site tem o objetivo de informar à população tudo o que foi comprado ou doado e distribuído pela pasta para o enfrentamento da pandemia pela Covid-19. Para ter acesso aos dados, basta entrar no endereço saude.gov.br/coronavirus.

27/03/2020 – Entenda o planejamento do Governo do Estado para atender os baianos em caso de contaminação por coronavírus

Com o crescimento do número de casos do coronavírus no Brasil e na Bahia, o Governo do Estado está se preparando para que todos recebam o atendimento adequado, não apenas em casos de Covid-19, mas também nas áreas de clínica geral, ortotraumas e queimados, dentre outros.

27/03/2020 – DataSUS disponibiliza nova plataforma para notificação de casos de Covid-19

O Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), disponibilizou uma nova plataforma para a notificação de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19), nesta sexta-feira, 27. O sistema notificador do Governo Federal, o e-SUS VE, contará com recursos de alto desempenho, que podem otimizar os registros da doença em todo o País. Com a mudança, o FormSUS 2 será desabilitado a partir da meia-noite de sexta-feira. As novas notificações devem, portanto, ser realizadas apenas no e-SUS VE. Orientações e esclarecimentos para os profissionais de saúde estarão disponíveis no portal do DataSUS. Mais Informações: esusve.suporte@saude.gov.br

26/03/2020 – Cloroquina poderá ser usada em casos graves do coronavírus

O Governo do Brasil avança no tratamento para o coronavírus. Os pacientes graves internados poderão fazer uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, com indicação médica.O protocolo do Ministério da Saúde prevê cinco dias de tratamento para pacientes hospitalizados. A cloroquina e hidroxicloroquina irão complementar todos os outros suportes utilizados no tratamento do paciente no Brasil, como assistência ventilatória e medicações para os sintomas, como febre e mal-estar. Esse medicamento não está indicado para prevenção e para formas leves da doença. Ministério da Saúde alerta para os riscos da automedicação. Saiba mais no Portal Saúde.

23/03/2020 – 41 mil postos estão abertos para a vacinação contra a gripe

Começou hoje a 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que segue até 15 de março para idosos e trabalhadores da saúde. Para evitar o contato de crianças e idosos neste período, o Ministério da Saúde pede que pais e responsáveis não levem as crianças aos postos de saúde para vacinação de rotina

23/03/2020 – Sesab garante ao medicamento Hidroxicloroquina para todos os pacientes que precisarem

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) anunciou que garantirá acesso ao medicamento Hiroxicloroquina 400mg para todos os pacientes com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, lúpus cutâneo, artrite reumatoide, dermatomiosite e polimiosite, mesmo que não estejam cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) para receber gratuitamente. A medida visa garantir o tratamento de modo integral para todos os baianos, tendo em vista a dificuldade em adquirir o medicamento nas farmácias. Os interessados deverão enviar, preferencialmente, um e-mail para hidroxi@saude.ba.gov.br, com a documentação que atenda aos requisitos da Nota Informativa n°4. 

21/03/2020 – Coronavírus: Presidente determina serviços que não podem parar

O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou Medida Provisória e decreto que têm o objetivo garantir a aquisição de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus. Entre outras determinações, regulamenta os serviços essenciais que não devem ser interrompidos durante o período de combate a doença.