Sob o tema “Projeto 100% Saúde: qualidade de vida a partir da academia de saúde”, Rybria Torres, de Abaré (BA), apresentou trabalho durante o XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Fortaleza (CE), na sexta-feira, 3 de junho. Ela enfocou a importância da prática diária de atividade física, bem como a educação corporal enquanto ação de saúde pública.
Para Rybria, o projeto é de extrema importância para a melhora da qualidade de vida das pessoas beneficiadas, sobretudo aqueles que tem sobrepeso, obesidade e hipertensão associada ao ganho de peso. De 60 selecionados, 27 continuaram suas atividades na Academia da Saúde, informou ela.
Equoterapia: uma proposta de qualificação do cuidado em Abaré-BA
Outro trabalho apresentado por Rybria durante o Congresso do Conasems, em Fortaleza (CE), na sexta-feira, 3, foi “Equoterapia: uma proposta de qualificação do cuidado em Abaré-BA “.
A prática de atividades equestres voltada para o desenvolvimento psicomotor de pessoas com deficiência foi evidenciada enquanto importante técnica que pode vir a auxiliar pessoas com microcefalia.
Para Rybria, a equoterapia não apenas auxilia o tratamento das pessoas com deficiência, como melhora o desenvolvimento cognitivo e fortalece os vínculos dos praticantes com os familiares.