As apoiadoras do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Luciane Vasconcelos, da região Nordeste, Joselma Aves, da região Norte e Verônica Araújo, da regiões oeste, participaram de acolhimentos e da Comissão Intergestora Regional (CIR) em suas regiões. Os encontros aconteceram entre os dias 6 e 7 de março, nos municípios de Ibotirama, Paulo Afonso, Alagoinhas e Santa Maria da Vitória.
Alagoinhas
O encontro aconteceu no Núcleo Regional do Município e contou com a participação do secretário de saúde do estado, Fábio Vilas Boas, além de outros secretários de saúde, prefeitos, diretor técnico do Núcleo Regional de Saúde (NRS), técnicos da região e a apoiadora do COSEMS, Luciane Vasconcelos.
Na oportunidade, Fábio Vilas Boas falou sobre a febre amarela e acompanhou de perto as ações que têm sido feitas para o combate da doença na região, após a confirmação de caso suspeito em um macaco, encontrado na zona rural. Foram liberados pelo estado, 100 mil doses extras da vacina para o município.
Foi eleito o coordenador adjunto da CIR, Rodrigo Matos, secretário de saúde de Alagoinhas, e definido o cronograma anual das reuniões, além da representatividade nos quatro grupos de trabalho (rede cegonha, rede psicossocial, rede de urgência e emergência e da rede da pessoa com deficiência). Também foi apresentado o projeto Glaucoma, com o intuito de organizar o fluxo de atendimentos na região.
Ibotirama
A apoiadora da região oeste, Verônica Araújo, apresentou o trabalho desenvolvido pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), além de serem discutidos temas como, telesaúde, e o fluxo do hospital da mulher. Também foi eleito como coordenador adjunto da CIR, Erick Silva Magalhães, secretário municipal de saúde do município de Morpará.
O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores do Município, e contou com a participação de prefeitos, secretários de saúde, representantes da secretaria de saúde do estado (Sesab), coordenadores da Atenção Básica e representantes do Ministério Público.
Paulo Afonso
A CIR contou com 100% de representação dos municípios. Estiveram presentes, secretários, coordenadores e técnicos de saúde da região.
Foram discutidos assuntos como o registro de ordem de serviço para a construção da Unidade Saúde da Família na cidade de Jeremoabo, fluxo de atendimento do glaucoma na região, solicitação de curso de vigilância sanitária e visita técnica às farmácias do município de Abaré para emissão do alvará. Ainda durante o encontro, a secretária de saúde do município de Abaré, Raquel Ferraz, foi eleita coordenadora adjunta da CIR.
Santa Maria da Vitória
Foram discutidos temas como, atuação do Ministério Público na Saúde, telesaúde, aspectos organizacionais para avaliação do Programa Nacional de melhoria e da qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e regimento interno e eleição da CIR. Sendo eleito Marcelio Magno Magalhães, secretário de saúde de Bom Jesus da Lapa, como coordenador adjunto da CIR.
O encontro aconteceu no auditório do Inema e contou com a participação da apoiadora do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Verônica Barreto, além de secretários de saúde, prefeitos, representantes da secretaria de saúde do estado (Sesab), coordenadores da Atenção Básica e representantes do Ministério Público.