O Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA) é uma instância representativa dos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde da Bahia e tem entre suas atribuições a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), lutar com os municípios por mais recursos e investimentos na Saúde, que viabilizem melhorias e ampliações de serviços, necessárias na assistência à população e também proporcionar apoio técnico para qualificar o trabalho dos gestores municipais de Saúde.

A sede do COSEMS/BA fica situada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), no prédio anexo a União dos Municípios da Bahia (UPB). Recentemente, todos os espaços da instituição foram totalmente reformados, equipados e adaptados para melhor acolher os gestores de Saúde em Salvador.

O COSEMS/BA, entre outras atividades, tem atuação em diversos Grupos de Trabalho que tratam de temas relevantes relacionados à saúde sob o ponto de vista dos municípios.

As reuniões ampliadas de diretoria do COSEMS/BA ocorrem mensalmente. Nelas são discutidas e aprofundadas as pautas das reuniões das Comissões Intergestoras Regionais (CIR), bem como temas referentes à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e Ministério da Saúde.

O COSEMS/BA é uma das instâncias que integram a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que tem representação do estado e dos municípios. Os membros da CIB, por consenso, decidem os rumos da política de saúde no estado. Os membros da CIB são escolhidos após aprovação por maioria. São cinco gestores (dois natos e três eleitos a cada dois anos).

O COSEMS/BA, através de um projeto pioneiro, tem em seu quadro de pessoal os apoiadores macrorregionais. São profissionais com experiência em gestão, preparados para dar apoio técnico aos municípios. O quadro de apoiadores do COSEMS/BA é composto por nove profissionais, cada um responsável por uma macrorregião de saúde do estado.

A atuação dos apoiadores é de atender as demandas dos secretários de Saúde frente ao COSEMS/BA, participarem das reuniões da Comissão Intergestores Regionais (CIR), repassar informações estratégicas e mantém os gestores sempre atualizados dos prazos, portarias e outras questões estratégicas para a política de saúde.

As principais informações sobre o COSEMS/BA, portarias, estatuto, composição da diretoria executiva, relação de apoiadores por região e muitos outros conteúdos estão disponíveis no Portal do COSEMS na internet, no seguinte endereço eletrônico: www.cosemsba.org.br.
Através deste breve resumo de atividades, a diretoria executiva do COSEMS/BA deseja boas-vindas, se colocando à disposição de todos os secretários e secretárias municipais de Saúde e firmando o compromisso de sempre dispensar todo o apoio necessário às demandas relativas ao adequado desempenho de suas funções.

Stela dos Santos Souza, presidente do COSEMS/BA